Você já ouviu falar em artrite gotosa? Popularmente conhecida como ‘gota’, essa é uma doença inflamatória que ataca as articulações e que atinge cerca de 50 mil brasileiros – prioritariamente homens (95%), na faixa etária entre 30 e 50 anos. Está relacionada ao aumento das taxas de ácido úrico no sangue, que leva ao acúmulo de cristais nos tecidos – preferencialmente nas articulações das mãos, pés (especialmente do dedão) e joelhos.
A artrite gotosa inflama nódulos dentro dessas articulações e tem como sintoma principal a dor intensa. O acúmulo de cristais de ácido úrico também pode levar à formação dos chamados ‘tofos’, que são protuberâncias nas articulações afetadas e que podem atrapalhar os movimentos.
O tratamento para gota visa preservar as articulações de novas lesões, assim como a redução da inflamação e da dor nos episódios de crise. Passa obrigatoriamente pelo controle dos níveis de ácido úrico, com a restrição de alguns alimentos. Os pacientes também devem aumentar a ingestão de água e evitar bebidas alcoólicas. Nos momentos de crise, busque o médico para uma avaliação adequada do quadro e evite a automedicação. Quando há presença de tofos nas articulações, pode-se optar pela remoção cirúrgica.
#Gota#ArtriteGotosa#InflamaçãoNasArticulações#AumentoDoÁcidoÚrico#Cemed#CentroMédicoDelta#CemedSantoAndré#Ortopedia#WalterFukushima