Você sabe o que é dor do crescimento? Muitas vezes os pais podem até confundir com manha ou necessidade do filho de chamar a atenção, mas a dor do crescimento existe! O período que centraliza a maior parte das reclamações é o chamado primeiro estirão, entre 3 e 6 anos de idade, pois o crescimento nessa faixa etária é muito rápido. O problema é considerado uma síndrome de origem desconhecida, cujas dores localizam-se preferencialmente nas pernas e coxas, principalmente pelo fato dessa região ter ossos mais longos, que crescem rapidamente no primeiro estirão.
Os sintomas costumam ser leves no início. As queixas de cansaço são comuns e as crianças logo querem colo. O quadro piora gradativamente com o passar do tempo, o paciente começa a mancar e pode não andar durante um dia.
O mais importante é que os pais escutem a criança, sem fazer pouco caso. Devemos avaliar bem os pacientes para confirmar o diagnóstico e afastar a possibilidade de doenças mais graves e que também repercutem em dores nos membros inferiores, como a leucemia, traumatismos, fraturas por estresse, febre reumática e lúpus, por exemplo.
#DorDoCrescimento#Cemed#CentroMédicoDelta#CemedSantoAndré#Ortopedia#WalterFukushima